As impressoras 3D vão mudar o mundo

As impressoras 3D vão mudar o mundo

A impressão 3D deve aumentar nos próximos anos. Essas máquinas que estão transformando todos os setores tem carência de mão de obra capacitada

De tempos em tempos, uma novidade tecnológica aparece com o rótulo de que vai transformar o mercado, acabar com profissões e mudar a forma de trabalho. Foi assim com a Revolução Industrial e a invenção da máquina a vapor, com a eletricidade, com o computador, com a internet e, mais recentemente, com o smartphone.

Agora, entram na lista blockchain, internet das coisas e, claro, a impressão 3D. Essa última, em análises mais futuristas, revolucionaria não só a indústria mas diversos outros setores da economia — da saúde à moda.

Segundo o relatório O Futuro do Trabalho 2018, do Fórum Econômico Mundial, 49% das empresas brasileiras, de áreas diferentes, pretendem investir nas três dimensões até 2022 e, de acordo com um estudo do banco americano Goldman Sachs, essa é uma das oito tecnologias que vão mudar os negócios. 

Desde quando surgiu uma das primeiras patentes de impressoras 3D, ainda na década de 80, o método melhorou muito. A máquina era cara, lenta (demorava mais de um dia para imprimir um objeto de 10 centímetros, o que hoje pode ser feito em menos de uma hora) e estava limitada ao polímero.

Foi por meio do investimento de universidades e de grandes empresas, como HP e GE, que o processo se tornou mais rápido e barato — além de ganhar “cargas” que vão de insumos industriais a órgãos humanos.

A versatilidade desse dispositivo é tão atraente que os interessados pela tecnologia crescem. De acordo com um estudo da consultoria Wohler Associates, o número de fabricantes dessas máquinas aumentou de 97, em 2016, para 135, em 2017.

Entre os entusiastas está a Nasa, que pagou 125 000 dólares para uma empresa texana desenvolver um aparato de impressão de comida para os astronautas — o que revolucionaria a alimentação no espaço.

Mas não é preciso ir até Marte para desfrutar da gastronomia das máquinas. “Imagine fazer uma sobremesa para convidados ou amigos em sua casa e ela ser impressa no momento? Isso já existe. Há padarias imprimindo bases de tortas”, diz Luis Rasquilha, CEO do Inova Consulting, consultoria especializada em inovação.


About Author : marcos


Add comment

Solicite um orçamento online.

Se você tem um projeto pronto e deseja saber o valor da impressão clique no botão abaixo.
ENVIAR MODELO
somente extensão .stl
close-link
SOLICITAR ORÇAMENTO
X

Seja Bem Vindo(a)! Entre em contato pelo nosso WhatsApp agora mesmo:

Atendimento via WhatsApp
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese